2º Festival da Liberdade

 

A dupla coreana da dança Hangul: pintura e dança

Unindo as três principais culturas asiáticas, foi realizado nos dias 11 e 12 de setembro, o 2º Festival da Liberdade, em comemoração ao 41º aniversário do bairro Oriental da Liberdade e também ao 41º aniversário do convênio entre as cidades de São Paulo e Osaka.

O evento foi promovido pela Associação Paulista de Relações Internacionais, presidido pelo sr. Luis Hanada, em parceria com a Subprefeitura da Sé, SPTuris, e o grupo Nippak, contando com o apoio da empresa aérea Emirates, que anunciou seu vôo ligando São Paulo a Tóquio; e da Camil, fabricante do arroz japonês Momiji.

Passaram pelo palco da praça da Liberdade diversas atrações da Associação Brasileira de Coreanos, como o Tae Kwon Do, cantoras pop, coral de senhoras, grupo de B-boy, e a tradicional dança Hangul, apresentado no sábado junto com um artista que fez um trabalho de shodô ao vivo.

A Associação Chin Woo representou a China, trazendo a tradicional Dança do Leão e Dragão, além de uma equipe de kung fu que fez uma bela apresentação.

A cultura japonesa foi representada pelo karatê Kyokushin Oyama, no sábado; e pelo karatê Shizuoka Goju-kai, no domingo. Este último, coordenado pelo prof. Akira Saito, trouxe a seleção brasileira que conquistou três medalhas de bronze no Campeonato Mundial 2010, e que estará no Sul-americano, em outubro, no Uruguai.

A banda de J-Rock, X-Rated e o grupo de taikô Ryuusei agitaram o começo da noite de sábado, movimentando o público jovem. No domingo, houve apresentação do grande grupo Shinkyo Taikô, o comovente teatro “Kurô” do grupo Hokage, que também trouxe um mix de samurai com a dança do ventre, e o animado encerramento coube à banda Gaijin Sentai e ao grupo Smile de Matsuri Dance, envolvendo todo o público presente.

Mas não só de cultura oriental viveu a Liberdade nesse final de semana. A belíssima apresentação instrumental de MPB do grupo Zarabatana, do Sesc São Paulo, abriu a programação do domingo ensolarado, e a banda independente Los Negros Brujos se Divierten apresentaram suas próprias composições de música brasileira.

Na praça de alimentação montada na rua Galvão Bueno, o público pôde apreciar os alimentos japoneses, coreanos e chineses, além da culinária brasileira, como o churrasco. O famoso restaurante Koban serviu sushi e sashimi. Da China, a novidade foi o tempurá gigante, e da Coréia, o destaque foi a batata furacão, cujo estande teve fila nos dois dias. Outro destaque da Coréia foi o hot dog coreano, uma salsicha envolta numa massa adocicada e frita. Essa delícia já foi vista na série de desenho da Disney Channel, Phineas e Ferb – o namorado da adolescente Candance trabalha numa loja especializada nesse tipo de hot dog (conhecida na Coréia como hattogu).

Esse foi o primeiro evento realizado na Liberdade que uniu as culturas orientais e a brasileira, mostrando que a diversidade cultural proporciona um grande espétáculo visual, sonoro e degustativo. Os seus idealizadores merecem os parabéns, pois o bairro da Liberdade pôde se orgulhar desse bonito acontecimento.

Visite o site: http://www.festivaldaliberdade.com.br

Uma resposta em “2º Festival da Liberdade

  1. Olá. Tudo bem?

    Sou a Annia da Edelman, agência de comunicação digital do Grand Hyatt São Paulo.

    Aproveitando o post sobre o 2º Festival da Liberdade, gostaria de compartilhar com vocês o Festival Coreano que será realizado no Grand Hyatt São Paulo de 29 de setembro a 03 de outubro.

    Os temperos exóticos e sabores picantes da gastronomia coreana tomam conta do restaurante Grand Caffè trazidos pelos chefs Cheong Il Kim e Min Jun Park, do restaurante “8” do Hyatt Regency Incheon, na Coreia do Sul.

    Durante os cinco dias do festival, os chefs apresentarão ingredientes, sabores e aromas autênticos, como o Kimchi, prato imprescindível na mesa coreana, preparado com vegetais fermentados com vários tipos de temperos picantes.

    Caso tenham interesse em mais informações, por favor, me procurem ou acessem o site: http://www.pacoteshyatt.com.br/Festival-coreano/index.html

    Abraços!
    Annia Vuolo
    (annia.vuolo@edelman.com)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s